QuoteBR.com
www.quotebr.com
Home
Contato
Bases de Dados
  - Características
  - Como Comprar
  - Download
  - Dúvidas
MSBDI
  - Características
  - Como Comprar
  - Download
  - Dúvidas
  - Telas
QBRPRO
  - Características
  - Como Comprar
  - Download
  - Dúvidas
  - Telas

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O MSBDI

Aqui estão as respostas às perguntas mais freqüêntes dos usuários e interessados no programa MSBDI :

Além do valor pago pela licença, existem outros custos mensais ?

Não. O único custo do produto é o valor de sua licença anual.
Incluidos no valor pago oferecemos:
- Suporte aos usuários, via email, para esclarecimento de dúvidas.
- Direito a atualização gratuita de versões durante a validade da licença.
- Banco de dados com mais de 300 ativos, com atualização semanal de eventos.

Ao adquirir o programa MSBDI posso instalar em mais de um computador ?

Cada licença é de uso exclusivo do cliente que a adquiriu. Caso o usuário queira utilizar programa em mais de um equipamento, isto é permitido, desde que seja para seu uso exclusivo.

O programa MSBDI permite atualização de dados intraday ?

O programa MSBDI destina-se a atualização diária de dados, ao final do dia, com os dados de fechamento do mercado. Não permite portanto a atualização de séries de dados intraday.

O programa permite atualizar séries de opções de ações e índices Bovespa?

Sim. O MSBDI permite atualização de séries históricas de todos os ativos e mercados negociados na Bovespa, informados através dos BDIs. Basta para isso, que o usuário crie uma pasta, no padrão MetaStock, onde estejam cadastrados os ativos que deseja atualizar.

É possível, com o programa MSBDI, baixar informações históricas ou somente as informações disponíveis no site da Bovespa, ou seja, os BDIs dos últimos 10 dias de pregão?

Oferecemos gratuitamente um base de dados inicial, no formato MetaStock, com mais de 300 ativos, com todos os eventos e proventos corrigidos, disponibilizado semanalmente aos domingos.
Além disto, site QuoteBR.com, lhe disponibiliza os arquivos necessários para que suas séries históricas não sejam interrompidas, caso deixe de atualizar seus dados por mais de 10 dias.

O MSBDI faz automaticamente o desconto de todos os direitos (bonificações, dividendos e subscrições) das ações?

Não. A versão atual apenas informa a ocorrência dos eventos no dia em que os ativos se tornaram EX, e também calcula o valor do fator de multiplicação que deveria ser aplicado sobre os preços anteriores. Fica a critério e encargo do usuário efetuar tais correções.
O usuário que desejar manter sua base totalmente corrigida pode baixar, aos domingos, as séries atualizadas dos 250 ativos que disponibilizamos gratuitamente.


O valor pago se refere a aquisição do software? Existe alguma taxa anual ou mensal de manutenção?

O valor pago é referente a licença anual de utilização do MSBDI. Deve ser renovada anualmente.
Não existem outros custos adicionais. Os BDIs (origem dos dados diários) são oferecidos gratuitamente pela BOVESPA. As novas versões do MSBDI serão oferecidas gratuitamente aos usuários licenciados. Não é necessária a contratação de vendors para atualização dos dados.

Com este programa será possível atualizar os principais softwares de análise técnica existente no mercado brasileiro sem a necessidade de pagar mensalidade ?

O MSBDI permite atualizar dados compatíveis com os principais softwares de análise técnica do mercado mundial.
Os produtores brasileiros de softwares de análise técnica não trabalham dentros dos padrões internacionais.
Softwares fornecidos por empresas como Apligraf, Economática, Enfoque Gráfico, CMA, etc. não importam dados e não aceitam formatos de dados de outras bases de dados que não sejam as suas próprias.
Seus padrões de arquivos de dados não são compatíveis umas com as outras e nem com qualquer outro programa de análise do mercado internacional. O máximo que elas disponibilizam é a possibilidade de exportar seus dados para outras bases, mas nunca importar ou integrar seus dados. Ao contrário, o padrão internacional é buscar a compatibilidade.
Desta forma, praticamente todos os produtos de análise gráfica americanos ou europeus oferecem pelo menos um padrão de dados em comum.
Em função de sua grande popularidade o programa MetaStock foi escolhido como um destes padrões de dados. Assim, a maioria dos programas internacionais de análise aceitam dados no formato MetaStock.
Por este motivo desenvolvemos o programa MSBDI, que permite compatibilizar os dados da BOVESPA com o padrão de dados do MetaStock.
Entre os nossos objetivos estão a popularização e a disseminação da análise técnica no nosso país.

No Brasil, a grande maioria dos analistas e investidores utilizam produtos como o MetaStock, TradeStation, AdvGet e outros softwares compatíveis com o formato de dados gerado pelo MSBDI.

O MSBDI permite substituir o serviço dos vendors da Bovespa ?

O MSBDI não substitui os vendors de dados em tempo real, pois ele trabalha apenas com os dados de fim de dia, oriundos dos Boletins Diários da Bovespa.
Caso necessite apenas de dados diários, e não de dados intraday, lhe oferecemos uma solução que dispensa pagamentos de mensalidades.
Se necessita de dados e gráficos intraday será necessário que contrate os serviços de um vendor.


Se possível, gostaria de um comparativo entre o MSBDI e os serviços de atualização dos dados do MetaStock existente em diversos sites:

- O MSBDI não necessita da utilização do intermediário Downloader para concluir a conversão dos dados. Desta forma o processo de atualização é muito mais rápido.
- O MSBDI informa diariamente os novos ativos negociados, eventos, proventos e os respectivos fatores de ajuste.
- O MSBDI permite a atualização de diversos diretórios de dados simultaneamente.
- O MSBDI atualiza diversos dias de pregão numa única execução.
- O donwload dos BDIs é automático e administrado pelo próprio programa MSBDI.
- Diariamente o usuário efetua sua atualização dados com o apertar de um único botão.
- Permite a atualização de séries indexadas, etc.
A maioria dos sites que oferecem dados brasileiros para o MetaStock não possuem estas características. Existem diversas outras diferenças, inclusive sobre a qualidade das séries históricas oferecidas, que não nos cabe julgar.

Como funciona o MSBDI ? Como faço para atualizar as minhas séries do MetaStock com este programa ?

O MSBDI funciona da seguinte forma:

- Para utilizar o programa MSBDI deve existir uma conexão com a Internet configurada e ativa.
- Se utilizar algum tipo de FIREWALL em seu equipamento deve configura-lo para permitir o acesso completo do MSBDI à Internet.
- Ao executar o programa MSBDI pela primeira vez ele localiza em seu HD todos os diretórios de dados no formato MetaStock.
- Se desejar, pode acionar uma nova busca de diretórios utilizando o botão "Atualizar a lista de diretórios", sempre que excluir ou incluir novas pastas em seus discos.
- Selecione um ou vários destes diretórios para serem atualizados,
deslocando-os da coluna da esquerda para a coluna da direta, que aparecem na primeira tela do programa.
- Passe para a tela de Parametros clicando na aba "Parâmetros"
- Informe a data a partir da qual deseja atualizar a suas bases de dados. Os demais parâmentros são de uso opcional, para configurações específicas e fora do padrão proposto.
Clique em "Download de Dados".
- Informe onde deseja salvar os arquivos BDIs que serão baixados do site da Bovespa diariamente.
- Certifique-se de que já está conectado à Internet para não ter problemas na etapa de download dos BDIs. O MSBDI é compatível com conexões discadas ou banda larga e está preparado para trabalhar em redes com firewall ou proxy.
- Clique em "INICAR".

- Nesta altura os BDIs serão baixados automaticamente do site da Bovespa e gravados em seu equipamento.
- Na próxima tela aparece o processo de atualização das séries.
- Pronto ! Terminou a atualização dos seus dados no formato MetaStock.
- Pode sair do programa e usar seu programa gráfico para fazer suas análises, sem necessidade de qualquer outra etapa de conversão.

Na próxima vez que usar o MSBDI basta clicar em [INICIAR] e ele faz todo o processo de atualização sozinho.

Durante a instalação do programa MSBDI foi apresentada uma mensagem de erro. O que devo fazer ?

Primeiramente o usuário deve estar acessando o computador como adminstrador do Windows, para instalar o programa MSBDI.
A maioria dos problemas ocorridos durante a instalação do programa MSBDI, se deve ao fato de existirem outros programas abertos neste mesmo momento, que estão utilizando módulos (DLLs, OCX, etc.) que o programa de instalação do MSBDI está tentando atualizar.
Recomendamos que sejam fechados todos os programas desnecessários antes que a instalação do MSBDI seja iniciada. No caso do erro persistir o usuário pode optar por "Pular" o arquivo ou módulo problema e prosseguir a instalação até o final.
Caso o programa MSBDI apresente algum erro em seu funcionamento, após a instalação, provavelmente será devido a uma incompatibilidade com módulos disponíveis no ambiente Windows que estão desatualizados.
Para a solução deste tipo de problema recomendamos que o usuário faça a atualização de seu sistema utilizando os Service Packs disponíveis no site da Microsoft.
Para usuários do Windows Vista oferecemos um guia específico de configuração do ambiente, para que possa instalar o programa MSBDI corretamente. [ Clique aqui para ver instruções sobre instalação no WINDOWS VISTA ]
Caso o problema persista, oferecemos um pacote de atualização dos módulos essenciais para o funcionamento do MSBDI no link a seguir: Biblioteca de DLLs para correção de incompatibilidades (8Mb).

O programa MSBDI está apresentado erros na execução. O que devo fazer ?

Um dos problemas mais comuns com a utilização do MSBDI é a existência de programas de FIREWALL. Isto ocorre porque, pela natureza de seu funcionamento o programa MSBDI precisa acessar a Internet para obter os dados que servirão de base para a atualização das séries históricas. Se um programa FIREWALL bloquear este acesso o programa MSBDI não funcionará corretamente.
Durante a utilização do programa MSBDI, outros programas que fazem acesso às bases de dados que serão atualizada dever estar fechados. Por isso feche os programas MetaStock, Downloader, MetaServer e outros antes de iniciar a atualização de dados com o programa MSBDI.
Outro erro bastante comum é provocado se os arquivos de dados estiverem com atributo de "somente leitura" ativo. Nesta situação não é possível efetuar a atualização dos dados e o programa MSBDI apresentará mensagem de erro informando o fato.
Caso o erro persista, ele pode ser devido a alguma incompatibilidade com as DLLs instaladas em seu sistema Windows. Veja a solução na perguntar anterior.
Se mesmo assim o erro continua a aparecer, nos envie por email uma descrição detalhada do problema contendo:
- Descrição da circunstância onde o erro aparece;
- Tela do programa onde o erro acontece;
- A
mensagem de erro apresentada;
- A versão ou tipo de sistema Windows que utliza.
Verificaremos o problema e lhe enviaremos uma solução.


Tire suas dúvidas AQUI!




(c) 2003